sexta-feira, 12 de março de 2010

Palestra: Dr. Francisco Hermínio Pires dos Santos



“Apontamentos para a História Postal do Concelho de Sintra"


Sinopse


Será feita referência à criação e extinção de estações de correio no concelho de Sintra, bem como apresentadas peças filatélicas que transitaram pelas diferentes estações, desde o período pré-adesivo.

Aproveito a oportunidade para mostrar alguns selos e marcas postais com motivos relacionados com o concelho de Sintra. Embora não estejam relacionados com a administração postal serão apresentados alguns postais máximos e, muito rapidamente, carimbos usados em diferentes pontos do mundo, especialmente Brasil e Argentina, com legendas de núcleos urbanos de Sintra.


Currículo

Natural e residente em Sintra, casado, 70 anos.
Desenvolveu a sua actividade profissional na função pública, essencialmente em serviços da área social. Durante o serviço militar, prestado, de 1962 a 1970, como oficial miliciano, esteve colocado na Base Aérea de Luanda.
No período de 1983/85 exerceu o cargo de vereador da Câmara Municipal de Sintra e de vogal do Conselho de Administração dos SMAS. Em 1987 foi, num período curto, Deputado à Assembleia da República. Exerceu ainda as funções de Deputado Municipal e Deputado Metropolitano e de membro da Assembleia de Freguesia de Sintra (S. Martinho).
Trabalhou no Governo Civil do Distrito de Lisboa, na Escola Nacional de Bombeiros, na Fundação António Manuel Figueiredo Sardinha e na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.
A sua actividade associativa estendeu-se ao 3.º Grupo de Ambulância da CVP (Luanda), Instituto Óscar Ribas, Clube Naval de Luanda, Conselho Português de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, Comissão pró-Construção da Igreja de S. Miguel, Instituto de Sintra, Federação Portuguesa de Filatelia, Comissão pró-Construção da Igreja de S. Miguel, Instituto de Sintra e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra.
Actualmente está ligado à Sociedade União Sintrense, Associação como Parceiro Social da Serra das Minas, Liga dos Amigos da Terceira Idade «Os Avós», Exposições Caninas de Sintra, Comissão de Festas da Vila Velha, Santa Casa da Misericórdia de Sintra, Associação de Defesa do Património de Sintra, Comissão de Festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel e Hockey Club de Sintra
Tem como hobby o coleccionismo de diferentes peças – livros, postais, medalhas, poemas, selos e outros objectos filatélicos, etc. – ligados ao tema Sintra.

Sem comentários:

Enviar um comentário