segunda-feira, 19 de abril de 2010

Festa do Renascimento - balanço


Corporizar as legítimas expectativas daqueles que residem e trabalham em São Pedro de Sintra, Chão de Meninos, Ramalhão e Ranholas, em particular, e no concelho de Sintra, em geral, bem como os anseios dos que tão só se perderam de amores por tais lugares, eis a razão de ser da SintraPenaferrim - Associação Cultural e Cívica.  A Festa do Renascimento que decorreu entre 25 de Março e 4 de Abril, constituiu a sua iniciativa inaugural.

O balanço é inquestionavelmente positivo, quer pelas várias acções desenvolvidas, quer pela vontade expressa de inverter o ciclo de declínio que tem prevalecido até à data. Registe-se o apoio logístico concedido pelos Presidentes da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim, Sr. Fernando Cunha, e da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Fernando Seara, representado pela Directora do Departamento de Cultura e Turismo, Dr.ª Maria João Raposo.

Porquê a denominação Festa do Renascimento? Foi a pergunta recorrente ao longo dos eventos realizados. A resposta é simples. Porque é preciso renovar a vivência de Sintra no seu todo. Tanto o património edificado, quanto o património natural que lhe deu  a graça e a prosperidade. A exemplo da renovação que cada um de nós cumpre para afrontar os desafios oferecidos pela vida. 

Os problemas são múltiplos e estão claramente identificados. A SintraPenaferrim assevera que irá “deitar mãos à obra”, perfilhando uma visão holística como timbre da estratégia de desenvolvimento ecologicamente sustentado que o concelho de Sintra ambiciona e há muito demanda. A inserção no Parque Natural Sintra-Cascais e a outorga do estatuto de Património da Humanidade assim o obrigam.

Uma nota final. A semente agora lançada já vinga. No próximo dia 2 de Maio, Domingo, o Largo da Feira de São Pedro e a Galeria Real serão palco de espectáculos e conferências a cargo de grupos de música, dança, teatro e outras artes. Uma realização da responsabilidade da AACS - Plataforma das Associações e Agentes Culturais de Sintra, com o patrocínio da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim.